quarta-feira, setembro 27, 2006

5/10 - Expo André Dahmer



"Conheci o trabalho do André Dahmer na internet, esse catálogo telefônico com status de Bíblia. Até então (2002), achava do meio aquilo que o Millôr Fernandes dizia nos anos 60 da então incipiente aldeia global: "Praticamente todas as teorizações filosófico-políticas já tinham sido feitas há 2.000 anos, na Grécia. Os grandes meios de comunicação foram inventados quando ninguém tinha mais nada a dizer". Vi que com as tiras dos Malvados, Dahmer tinha algo a dizer, diariamente, e com um senso de humor absolutamente foda. Estava fisgado, e estou desde então (4 anos!) sendo puxado todos os dias pela órbita gravitacional da url www.malvados.com.br.

As pessoas limitam as prováveis influências de um artista àquilo que conhecem - então é natural que muita gente tenha apontado as Cobras do Luís Fernando Verissimo como principal fonte de inspiração para os Malvados, com suas duas figuras de poucos traços e muitas falas. Mas agora, conhecendo melhor o trabalho e o homem (de uma distância razoável, o cara é casado), posso ir além e dizer que Dahmer é o que é apesar das influências. Conhecer a obra de outros artistas faz pouca diferença para ele, porque sua visão de mundo é única - e chega ao papel através de um método de trabalho muito pessoal, provavelmente o fenômeno mais parecido com geração espontânea que observei entre os desenhistas que conheço.

Exemplo: não tem um CD em casa e faz um quadrinho sobre música na revista Bizz que é o melhor retrato/crítica dos fãs xiitas de rock. Dahmer é um pouco mesmo como alguns músicos, a educação formal não tem importância, tem ouvido perfeito para o humor.

E depois que vi seu excelente trabalho como artista plástico, percebi que na verdade subproduz seu traço quando vai fazer os quadrinhos, à moda do francês Wolinkski (outra influência importante e irrelevante para ele), talvez pela urgência em entregar sua mensagem.

"Deus sabe que não faço esses quadrinhos por mal", ele diz, e concordo. Acho que é mesmo uma necessidade física - se não é uma manifestação sobrenatural que temos a sorte de acompanhar todos os dias.

Um gênio, sem mais.


Arnaldo Branco

Exposição e Venda de Originais de André Dahmer
Quinta 5 de Outubro a partir das 19h
La Cucaracha – Rua Teixeira de Melo 31, Loja H – Ipanema, tel 2522-0103

sexta-feira, setembro 22, 2006

23/9 - INUMANOS na LA CUCARACHA!



Você já deve estar sabendo que o duo de rap-futurista INUMANOS está concorrendo ao VMB 2006 na categoria "melhor clipe de rap" com esta beleza da computação gráfico que você assiste ai em cima. Vote neles no site da MTV. Baixe o clipe e outras músicas no Myspace dos caras.

Os caras são da Lapa e velhos conhecidos das organizações Tarja Preta. Já produzi um clipe deles (Monstros L.A.P.A.) e eles já tocaram em váááárias Fiestas Cucaracha. Agora é a vez deles fazerem um pocket show na La Cucaracha neste sábado dia 23 de Setembro, pontualmente as 19h pois feito políticos em campanha os caras saem de lá pra se apresentar na Galeria Severo na Glória. Na La Cucaracha a festa continua até o último cliente com os amigos do Urcasônica, Matias Maxx, Ben Hur Machado, Juca e outros amigos empolgados e o melhor de tudo, é grátis!!!

O CD dos caras "Volume 10 os fundamentos do subterrâneo" estará a venda com desconto e autógrafo!!!

Espero vocês lá!!

Sábado 23/6 as 19h
Pocket Show do INUMANOS na LA CUCARACHA
Rua Teixeira de Melo 31, Loja H - Ipanema

Apoio: Urcasônica

Saiba Aqui como Chegar na LA CUCARACHA!

terça-feira, setembro 19, 2006

Poder Paralelo no Espaço Consituição!



"Poder Paralelo" é o nome da expo que montei para um evento da ONG Com Causa da amiga Geordana. São sete plotagens com retratos de diferentes figuras do universo Hip Hop que tive a felicidade de cruzar nos meus 8 anos de fotojornalismo. Aparecem Afrika Bambaataa, Kool Herc, Black Alien, Sabotage, Mr. Catra, Inumanos, Tati Quebra Barraco e Marcelo D2. Tem fotos coloridas, fotos preto e brancas e uma unica foto digital, como o evento era uma celebração a cultura hip hop inclui legendas que apresentavam esses eventos e personagens.

Agora a expo chega ao centro do Rio, no Espaço Consitituição (R da Constituição 34, próximo a Praça Tiradentes) dentro do evento Rio Hip Hop Contemporâneo do dia 19 a 21 de Setembro. Além de mim, o grafiteiro Marcelo Eco vai estar fazendo uma expo onde leva sua arte a novos suportes. Segue ai a programação completa do babado.

Dia 19 - ECO DO RIO, de Marcelo Eco e Poder Paralelo, de Matias Maxx, DJ Pachu e Tamenpi, João Velho e Dom Negrone.

Dia 20 as 19h - Bossarap, De Leve, DJ Erik, VJ Paulo China e a MC Andréa Wolff – Ingresso 5,00 Lista Amiga 3,00

Dia 21 as 17h – Workshop Embolada no Rap com Zé Brown, Faces do Subúrbio – Inscrição 10,00 Lista Amiga 5,00

Lista Amiga: comcausa@yahoo.com.br

segunda-feira, setembro 11, 2006

16/9 - Lançamento da Quase #9


Rola neste sábado a partir das 18h na La Cucaracha, evento borraho de lançamento da revista capixaba Quase #9. Estaremos servindo drinks exóticos, enquanto integrantes da revista vendem breves episódios de automultilação ao som dos DJs Matias Maxx, Juca e equipe Urcasônica!

A Tradicional Batalha do Real



Em 2003, começou a rolar a Batalha do Real, eu tava lá no primeiro dia e provavelmente ajudei a carregar algum equipamento do esúdio Campo de Concentração até o 73. Documentei tudo e após algumas semanas, encorajado pela DD da Toscographics editei este piloto pra concorrer a um edital da RioFilme. Não rolou nada, mas enviei o curta pra alguns festivais e ele foi selecionado no II Cine Esquema Novo em Porto ALegre em 2004, e acabou levando um prêmio bem curioso "Melhor Atuação" para os MCs Marechal e Don Negrone. Outros concorrentes acharam um absurdo e eu voltei de POa ouvindo críticas ao juri no avião, afinal tratava-se de um documentário.

É filme curto demais, tosco, mas que vale por ter documentado uma época muito especial do Rap Carioca. A Batalha do Real continua até hoje firme e forte, mudou de endereço várias vezes mas sempre na lapa, atualmente está no CIC da Fundição Progresso e você pode achar um monte de coisa atualizada no YouTube.

sexta-feira, setembro 08, 2006

Entubando!



Tá todo mundo entubando e a Tarja Preta não pode ficra pra trás nessa. Por isso lancei o "Bonde do Brejo", a animação Tarja Preta mais bem sucedida na rede. Espero que dê praver numa boa, porque aqui em casa a conexão é uma porcaria e não rola. É isso ai, comentem! Vou ir colocando na sequencia meus outros curtas e clipes.